domingo, 14 de dezembro de 2008

Ponto de Partida

Algum dia tinha que começar. Enfim, sou um interessado em assuntos relacionados com tecnologia, mas não no sentido estrito de ferramentas tecnológicas a serem utilizadas diariamente. Na verdade, meu interesse sempre foi muito maior no futuro tecnológico e como as tecnologias que estão por vir vão alterar nossa maneira de viver e de perceber o mundo a nossa volta. Afinal, é quase impossível acreditar que nossa visão de mundo continuará a mesma independente dos avanços que fizermos na manipulação da realidade.

Cada vez mais a realidade, como esta é concebida pela grande maioria das pessoas, é analisada e alterada pelo ser humano. Modificamos dia-a-dia nossa relação com a natureza, sendo ela minúscula ou gigantesca. Não somos mais simplesmente seres passivos quanto aos acontecimentos, somos cada vez mais ativos, seja lá o que isso queira dizer. Aliás, utilizar termos como passivo e ativo em um universo tão inter-dependente é uma simplificação radical, mas acho que deixa clara a idéia. Mas, onde isso vai levar? Como as descobertas e avanços nessa manipulação vão abrir mais caminhos para o entendimento da realidade? Teremos maiores chances de entender a nós mesmos, nossa participação no universo?

Como percebem, a idéia central não é falar de novas tecnologias somente. A discussão central passa por filosofia, sociologia e estudos, científicos ou não, sobre os níveis de consciência.

Procurarei apresentar algumas novidades sobre o que estamos inventando e lançar questões sobre os impactos dessas invenções. Friso novamente que não há nenhum compromisso em ser somente científico. Tenho perseguido o saber científico há muito tempo para saber que, apesar de uma ferramenta extemamente útil, é também um limitador à evolução como um todo. Certamente seus métodos são fundamentais para uma evolução embasada, mas esse mesmo método limita as idéias e não é nosso objetivo amarrar nossa intuição. Não aqui.

Ficarei feliz com opiniões. Só assim podemos avançar na escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário